Girlboss

Cartão de Crédito – Cap. IV

Hellooo… Vamos a mais um tema da nossa série de Cartão de Crédito?😊

A dica de hoje é …E se eu perder o meu cartão, for roubada ou ter o cartão clonado?😞💸

Quem nunca perdeu, foi roubado ou teve o cartão de crédito clonado? Hoje isso é muito comum acontecer. Você sabe como agir nesses casos? Quais os seus direitos?

Chega sua querida fatura, que você sabe exatamente quanto terá que pagar porque tem acompanhado as minhas dicas semanais de como utilizá-lo aí você tem uma SURPRESA…  tem várias transações que você não reconhece, e OMG!! duplicou o valor da minha fatura… Calma, calma, não priemos cânico.
Segundo o código de defesa do consumidor o cliente não é obrigado a pagar uma compra que não realizou, e “teoricamente” a instituição deveria solicitar a identificação do portador do cartão, além disso qualquer compra indevida em nome do cliente por falta de segurança do instrumento, não é obrigação do cliente pagar pelo prejuízo. Por isso, o banco tem que estornar o valor da compra.
O único momento que o banco não se responsabiliza é se você deu a senha para alguém, mesmo em um caso de sequestro relâmpago, porque não aconteceu pela falta de segurança do instrumento.

Então você calmamente, vai revisar a sua fatura e ter certeza de quais são todos os valores que não foram feitos, por conta de impulso desvairado da sua personalidade compulsiva, ou o filho, o marido, etc.. porque pode acontecer, ok? Feito isso, ligue para o seu banco, e relato o ocorrido ” – Eu não estou reconhecendo alguns valores debitados na minha fatura.” Você pode pedir mais detalhes ao operador para confirmar se realmente não é uma compra sua, pois alguns débitos de lojas, não vêm identificados com o nome que conhecemos,  confirmado que não é seu, a operadora do cartão vai se encarregar do restante.

Algumas operadoras, empurram o seguro do cartão de crédito, para cobrir situações como esta, mas como eu falei, não é necessário que você tenha um seguro para essa modalidade, já que eles são OBRIGADOS a ressarcir o cliente nessas situações, inclusive quando você perder o cartão de crédito. Mas lembre, assim que você notar quer perdeu o cartão de crédito ligue para sua operadora bloqueá-lo, isso é muito importante, para que você garanta os seus direitos, caso alguém o encontre e decida fazer umas comprinhas na internet.

O seguro do cartão de crédito que você pode contratar, cobre situações de sequestro, que como eu expliquei, as transações foram efetuadas com a sua senha/ “autorização” por isso não se aplica nas situações que eles são obrigados a cobrir. Mas a cobertura desse seguro geralmente também cobrem esse tipo de situação.

Vai valer a pena você contratar se a região que você reside ou trabalha, tem incidência de sequestros e assaltos. Fique sempre de olho, não reaja, ok?
Pintou alguma dúvida?? Compartilhe com a gente!!

Bjo, Tchau!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s